segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estratégia sob a Perspectiva de Ansoff


Segundo Ansoff (1990), a estratégia competitiva especifica o enfoque especial que a empresa tentará utilizar para ter sucesso em cada uma das áreas estratégicas de negócio. Portanto, a estratégia ótima para obter sucesso era simplesmente minimizar os custos dos produtos da empresa e vender a um preço igual ou inferior aos dos concorrentes. Como este comportamento resultava na otimização da participação de mercado da empresa, era freqüente dizer que esta era uma estratégia de participação no mercado, ou de posição de mercado.
A capacidade de oferecer produtos que respondessem às necessidades específicas de um dado grupo de clientes passou a ser um fator crítico para o sucesso e a diferenciação de produtos transformou-se em estratégia competitiva.
Ansoff (1990) argumenta que uma estratégia de competição pode ser descrita em função de três componentes principais:
a) Impulso de crescimento: define as atividades por meio das quais a empresa assegurará seu crescimento futuro. O crescimento da demanda reduziu-se em muitas indústrias e as empresas que desejavam crescer precisaram recorrer a medidas deliberadas de aceleração do crescimento. Há uma dupla tarefa na formulação de estratégias: identificar as alternativas que gerarão êxito na área de negócio que está sendo analisada e escolher a alternativa que é melhor para a empresa;
b) Diferenciação de mercado: define o modo pelo qual a empresa se diferencia dos concorrentes aos olhos dos clientes, bem como a participação relativa no mercado que ela procurará alcançar;
c) Diferenciação de produto: define a maneira pela qual a empresa diferenciará seus produtos e serviços do oferecidos por seus concorrentes.
Ansoff (1993) descreve estratégia como sendo “um conjunto de regras de tomada de decisão para orientação do comportamento de uma organização”. De acordo com Mintzberg (2006), Ansoff propôs em 1965 um modelo de quatro tipos de estratégias que compreende as estratégias de penetração, de desenvolvimento de produtos, de desenvolvimento de mercado e de diversificação.
Mintzberg (2006) complementa que Ansoff se concentrou nas extensões da estratégia empresarial. Então, Ansoff define o vetor de crescimento como elo comum, relação entre produtos e mercados presentes e futuros que permite perceber a direção na qual a empresa está avançando. Para uma melhor compreensão veja na Figura 4 os componentes os quais Ansoff se refere e suas definições.





PRODUTOS


Existentes
Novos
MERCADOS
Existentes
Penetração de Mercado
Desenvolvimento de Produtos
Novos
Desenvolvimento de Mercado
Diversificação
FIGURA 4Componentes do Vetor de Crescimento.
Fonte: Ansoff (1977)

As definições para Ansoff (1997):
a) Penetração no mercado denota uma direção de crescimento por meio do aumento da participação relativa da empresa nas suas linhas correntes de produtos e mercados.
b) Desenvolvimento de mercados, a empresa busca novas missões para os seus produtos atuais.
c) Desenvolvimento de produtos representa o processo pelo qual a empresa cria novos produtos para substituir os já existentes.
d) Diversificação, a empresa busca novos produtos e novas missões.
A estratégia competitiva inclui os objetivos de mais longo prazo da empresa ou da unidade de negócios que serão repassados às estratégias funcionais. E, em geral, está baseada em competências acumuladas durante período de tempo relativamente longo.
Por isso, a menos que grandes transformações ocorram no ambiente, alterações abruptas ou radicais na estratégia competitiva da empresa não devem ser esperadas. Assim, mesmo que não tenha sido formalizada ou divulgada, a parte mais visível da estratégia competitiva efetivamente implementada por uma empresa - refletida nos produtos e serviços que fornece - dificilmente não será identificável por profissionais que estudam o ramo de atividade em que esta se insere. A parte menos visível da estratégia, e talvez mais importante, diz respeito às competências que a empresa vai construindo e que fundamentarão vantagens competitivas no futuro.

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